top of page
  • Foto do escritorNOMAD eventos

Funções das Damas de Honor


Apesar de não ser uma tradição Portuguesa, é uma das muitas que adotamos por cá.

A moda das Damas de Honor veio para ficar e, aqui só para nós, até achamos alguma piada.




A função das damas de honor é bastante importante, muito mais, quando o casal não tem uma wedding planner ou um serviço de coordenação no dia do evento, apesar de uma coisa não impedir a outra, claro!

 

As perguntas mais frequentes que nos fazem em relação a este assunto:

1. Como e quem escolher?

2. Quantas damas de honor devo ter?

3. Têm de ir vestidas todas de igual?


1. Antigamente havia algumas regras na escolha das damas de honor, atualmente pode ser quem a noiva quiser, a irmã mais nova, a melhor amiga, a avó ou mesmo a mãe, ou quem sabe O melhor amigo.

O importante é a noiva escolher pessoas de confiança, que lhe sejam próximas e com quem possa contar caso precise de uma mãozinha.


2. Apesar de não haver nenhuma regra quanto ao número de damas de honor, o costume é serem entre 3 a 8.


3. Aqui, muitas vezes, é onde “ a coisa azeda” XD.

Pois é….é tudo muito bonito e somos todas amigas, mas não deixamos de ser mulheres e de gostarmos de nos sentir bonitas e únicas :P

E a verdade é que nem toda agente fica bem com as mesmas coisas.

Aqui o nosso conselho é, que a noiva e as escolhidas cheguem a um acordo para que todas se sintam bem na sua pele. Por exemplo, a noiva pode escolher a cor e cada dama de honor opta pelo modelo de vestido que mais gostar.

Assim todos ficam felizes, o conjunto mantém-se harmonioso e de certeza que depois iram dar fotos maravilhosas.






- Função -


Outra coisa importante é quais são as funções de uma Dama de Honor.

Elas serão o apoio da noiva.



  • Primeiro que tudo é muito importante, a despedida de solteira. Não vale esquecer este ponto, faz parte do ritual de passagem e é o momento onde a noiva pode descontrair, criam memorias para a vida e o resto fica no “segredo dos Deuses”.


  • É da responsabilidade das DH, ajudar a noiva no processo de organização do casamento, nas escolhas, nas dúvidas, na preparação de todos os pormenores.




  • Devem estar a par de todos os momentos do dia, principalmente aqueles mais importantes, assim poderão dar apoio no que for necessário.

  • São estas as responsáveis pelos bens mais preciosos da noiva. Visto a noiva não ir de mala para o altar, são elas que guardam o telemóvel ( para as fotos do insta) , os documento ( não vá, não dar para identificar a noiva no final da noite), os sapatos de dança ( para a loucura até de madrugada), o kit costura ( não vá saltar o que não deve), os lencinhos ( para enxugar as lágrimas…do noivo claro), o batom (para retocar para as fotos e beijinhos)


  • Também é função da DH abrir caminho para a noiva. Estamos a falar dos cortejos. São elas que entram em desfile antes da noiva na cerimónia, podem fazê-lo no copo-de-água e quem sabe na pista de dança.



  • As DH têm sempre de zelar pela noiva e pela sua boa apresentação. O que quer dizer que têm de estar atentas e ver se a noiva não está despenteada antes de entrar na igreja, limpar a maquilhagem borrada depois da emoção e mais importante CERTIFICAREM-SE QUE A CAUDA DO VESTIDO ESTÁ DIREITA nos momentos importantes.

Quais são os momentos importantes? (perguntam vocês) São aqueles onde os fotógrafos estão sempre presentes ( fácil de identificar assim! )

Antes de entrar na cerimónia, há que endireitar a cauda, ao chegar ao altar, ao sair da igreja, nas fotos de família etc...


  • Nas horas de maior aperto. E qual é a hora de maior aperto? A hora do xixi!

Verdade, também é da responsabilidade das DH toda a logística do xixi. Apesar de haver noivas que optam por vestidos mais simples e fáceis de manejar, a noiva portuguesa tem tendência a complicar a coisa neste ramo.

Por norma os vestidos são grandes, pesados, volumosos e é necessário, quase sempre, mais um par de mãos para o segurar nesta hora.




  • Uma das tarefas mais relevantes é quando a DH tem de fazer papel de “chá de camomila”. Sim, as Damas têm de ter o dom da palavra para conseguir acalmar a noiva nos momentos mais necessários. Saber dizer as palavras certas na hora certa: que está linda, que é a noiva mais bonita que já viram, que todos se estão a divertir, que a comida é maravilhosa…

O casal, muitas vezes, com tudo o que se está a passar esquece-se de respirar, de aproveitar. Umas palavras, na hora certa, podem ajudar a descontrair e a fazer com que o casal aproveite melhor o dia.


  • E para finalizar, mas não menos importante. O discurso!

Esta é a hora, é o único momento do dia em que as DH têm autorização para pôr tudo de lencinho na mão.

Usem o coração, tirem as memórias do bolso, sejam criativas. Não é necessário ser algo muito longo, nem elaborado. A simplicidade é sempre a melhor aposta.





Claro que nada disto substitui o serviço de uma Wedding Planner. Um profissional é sempre um bem maior e uma segurança para o casal, em qualquer altura da preparação.

E as damas de honor serão sempre incluídas.

Para o casal que não teve a oportunidade de ter uma wedding planner, há sempre a hipótese de terem um serviço de coordenação, no dia do evento.



Se precisarem da nossa ajuda, estamos sempre disponiveis!







*Todas as imagens são do pinterest

397 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page