top of page
  • Foto do escritorNOMAD eventos

Tudo sobre um Wedding Planner...



Fotografia de João Barnabé Fotografia


Sabemos que há muitas dúvidas acerca deste tipo de profissional e apesar de ser cada vez mais usual a contratação em Portugal, até há pouco tempo era algo desconhecido.


Vamos tentar manter o mais simples possível, o que é difícil porque um wedding planner não é SÓ um organizador de eventos.

É um gestor…. gere horários, dias, tarefas, profissionais, equipas enormes e diferentes, convidados, noivos.

Gere contratualizações, pagamentos, problemas sem fim. Gere dinâmicas, redes sociais, telemóveis que tocam incessantemente e e-mails que não têm fim. Gere espaços, decorações, cores, detalhes, tamanhos….mas mais que isto tudo… é a parte emocional.

Gerir emoções, stress, expectativas, ansiedade…dos casais, da família, dos amigos, das equipas….


O wedding planner é guiado pela emoção. É um sonhador, um apaixonado….

Conseguem perceber que este profissional vive a organizar O DIA que envolve mais emoções na vida de tantos casais e familias!




Fotografia de Ana Antunes Fotografia




Quando contratar um Wedding Planner?

Idealmente um wedding planner deve ser contratado 1 ano antes da data do casamento.

O planeamento e organização de um evento como o casamento é bastante complexo, digam-no os casais que o fizeram sozinhos :)

Para se poder fazer um planeamento mais tranquilo, evitar grande stress e ansiedade para o casal…terem a possibilidade de escolher profissionais com tempo, avaliar propostas, terem as datas que querem disponíveis…é importante que este profissional seja contratado com alguma antecedência.


Claro que cada evento é único e quanto mais complexo for o evento com mais antecedência deve ser contratado o wedding planner :)


Obviamente que já organizámos casamentos em 7, 5 ou 3 meses, mas não é de todo o ideal, confiem ;)




Fotografia de Ana Antunes Fotografia




Porquê contratar um Wedding Planner?

Se nós ganhássemos alguma coisa, cada vez que nos fazem esta pergunta tínhamos férias muito boas pagas todos os anos 😊


Sim, nós sabemos que a vossa prima, tia ou cunhada pode ter organizado o casamento…mas vocês perguntaram-lhe o que é que ela perdeu com isso?

Provavelmente não se apercebeu de metade, porque não teve tempo para isso.



Há várias razões para contratarem um Wedding Planner:


- Terem um profissional presente durante todo o processo, a organizar o evento, porque o casamento já é considerado um grande evento. Porque é que para qualquer outro evento é exigido um profissional e para o casamento as pessoas continuam a achar desnecessário?


- Vão poder descansar os vossos corações em relação a confiar nos profissionais que vão estar presentes no casamento.O wedding planner conhece o mercado e os bons profissionais, por isso confiem nisso.

Procurar um profissional só pelo valor, por norma, corre mal.


- Timings de planeamento…o WP conhece os timings corretos para contratar cada profissional, sabe com quem e quando falar para agilizar processos.


- Gerir emoções…Sabemos que uma das partes complicadas de gerir neste tipo de evento são as emoções e pedidos dos pais. É VERDADE. Um assunto sensível, mas real.

O wedding planner vai fazer esse papel de “mau”, se for necessário.

Porque nós estamos lá para defender e proteger os nossos casais e as vontades deles serão sempre a prioridade 😊


- Evitam preocupações e stresses com processos burocráticos, contratualizações.


- Gerir equipas e pessoas que não tem mais fim. SIM…isto tem que acontecer não só durante o planeamento, mas durante o dia de casamento. Vão sempre haver pessoas para gerir, respostas a dar, dúvidas que surgem, problemas que acontecem…


- Organização de cada momento ao detalhe….seja músicas, localizações, detalhes...


- Projeto de decoração. Às vezes uma das partes mais complexas para os casais por envolver tanta coisa. O WP vai fazer um plano de decor tendo em conta os vossos gostos, vais ajudar-vos a criar a vossa história e a contá-la aos vossos convidados da maneira mais bonita.


- A cerimónia. Seja ela qual for. Sabemos que é um dos momentos que causa mais ansiedade devido a todas as regras e pessoas envolvidas. A equipa da WP estará lá para ajudar os vossos convidados, para os receber na entrada, para os ajudar a encontrar o lugar. Estará lá para gerir todo o protocolo e para acompanhar o noivo e a noiva nas entradas.


- Vão ter o apoio total no dia do vosso casamento. A equipa estará presente durante todo o dia a gerir o que for necessário. Garantindo que vocês não são incomodados para que possam viver o dia e as pessoas ao máximo.


- Apoio emocional . A segurança de terem alguém profissional e capaz junto de vocês para solucionar problemas, dar apoio quando surgem dúvidas, medos, inseguranças….


…… Há tantas outras coisas, a lista não tem fim…mas achamos que assim já ficam com uma pequena ideia :)




Fotografia de Ana Antunes Fotografia



O preço do serviço de Wedding Planner?

O preço (€) do serviço de WP tem de ser proporcional ao valor que este profissional vai acrescentar.

Sabemos que há sempre esta dúvida, mas porque também não há só uma resposta para esta questão.

O preço irá sempre depender do estilo do evento, da dimensão, da localização, da logística….


Tendo em conta toda a informação que falámos antes, o valor que um profissional destes vos pode trazer é mais que muito. Toda a preocupação, tempo, problemas, stress, ansiedade, chatices, dinheiro mal gasto, possíveis burlas que este vos vai livrar…é de pensar 2 vezes antes de dizerem “ que é um serviço caro”.


A nossa sugestão:

Não tenham medo de falar com o wedding planner. Enviem e-mail, telefonem, marquem uma vídeo-chamada. Peçam um orçamento, façam perguntas.


Os wedding planners não mordem e estão lá para vos ajudar.

ACREDITEM ... este profissional, mais que ninguém, vai querer que o vosso dia seja o melhor de sempre.




Esperamos que este artigo vos tire algumas dúvidas.

Alguma que surja, estaremos disponiveis para ajudar.




Basta Contactarem:

nomadeventosdecor@gmail.com




Posts recentes

Ver tudo
bottom of page